Em setembro, mês que concentra as iniciativas de consumo responsável, o Grupo Petrópolis lança o Saber Beber. O programa nasce para enfatizar a necessidade de beber com sabedoria e consciência, respeitando seus limites. “A proibição não é o melhor caminho para reduzir os impactos negativos do consumo de bebidas alcoólicas. Mas o consumo descontrolado pode afetar as relações pessoais e profissionais”, adverte Emerson Neves, Gerente de Comunicação do Grupo. “Como o próprio nome do programa garante, entendemos que o problema não está no ato de ingerir álcool, mas sim a forma como é consumido. Com o Saber Beber, queremos lembrar que não é preciso parar de beber, mas sim beber com sabedoria”, complementa.
O programa Saber Beber vai englobar todo o mercado nacional de bebidas alcoólicas, e conta com o apoio das principais marcas de bebidas alcoólicas do Grupo Petrópolis para fortalecer a ideia. Entre as ações previstas para o programa, está a utilização das redes sociais e dos grandes eventos promovidos pela empresa, além da parceria com Aline Riscado, a “Verão” da Itaipava, e a dupla sertaneja Zé Neto & Cristiano, garotos propaganda da Crystal. O mesmo acontece com o time Santa Cruz, de Recife, que vai reforçar o programa durante alguns jogos. O Saber Beber ainda desenvolverá ações em eventos realizados na Itaipava Arena Fonte Nova, na Bahia.
Os mais de 26 mil colaboradores do Grupo, divididos em sete fábricas e quase 200 revendas em todo o país, além das agências parceiras, já foram impactados pelo programa, que teve início internamente no começo deste ano.
“A sabedoria é resultado daquilo que aprendemos e das experiências que adquirimos”, garante Emerson. O Programa Saber Beber vai abordar o tema de forma positiva e educativa, trazendo para a população mais conhecimento sobre as implicações e os benefícios que envolvem o consumo moderado de álcool.
Fazendo jus a frase “uma imagem vale mais que mil palavras”, o programa utilizará de iconografias para que a comunicação seja rápida, simples e fácil de entender. Os símbolos passam mensagens de consumo responsável através de equações, sempre utilizadas dentro de parênteses. As fórmulas matemáticas apresentam somas ou subtrações que dão como resultado o Saber Beber.
O conceito foi expandido para o logo do programa Saber Beber, que também adotou os parênteses e grafismo. O design confere equilíbrio ao conjunto e equacionam o assunto em um hiato temporal.